sexta-feira, junho 02, 2006

Onde Está a Sabedoria?

Garanto que qualquer um nasceu sem a sabedoria. Realmente é uma coisa que se aprende. Mas onde aprendemos a sermos sábios? Será que temos que correr o mundo atrás de respostas para nossas incontáveis perguntas? Ou será que temos que nos fechar, como os ermitãos, nos isolando de qualquer outra forma de vida humana? Eu diria que nem correr o mundo e nem se isolar seria o certo.
Correr o mundo é inviável. Aprende-se muita coisa, com certeza. Mas poucas coisas que se aprende numa viagem pelo mundo são aproveitáveis. Se eu corresse o mundo, eu não procuraria por respostas de perguntas que provavelmente não existem. Seria mais por prazer, conhecer culturas novas, novas crenças, novos estilos de vida.
Se fechar também não seria a melhor forma de encontrar a sabedoria. O contato humano é fundamental. O ser humano tem tem a capacidade de aprender as coisas de forma muito rápida. Vivendo desse jeito, só vai ser mais demorado pra aprender.
Há aqueles que afirmam que as respostas estão em nós mesmos. Sim, está sim, mas precisamos saber procurar. A resposta sempre esteve lá, clara e óbvia.
Desse aspecto, consigo tirar uma conclusão, pensamento ou sei-lá-o-que, algo sobre essa frase.
Se a resposta está em nós, por que é tão difícil de achar?
Você só acha a resposta se você realmente tem a pergunta e sabe o que ela significa. Não adianta sair pelo mundo procurando por sabedoria, por que você vai encontrar cultura, que é completamente diferente. Sua sabedoria só irá abrir-se, mas não significa que será mais profunda.É um erro também pensar que se fechar é o caminho, assim como pensar que todas as respostas estão nos livros. Os livros são ótimos, ótimos mesmo. Mas eles ensinam a teoria. A prática depende de nós!
Por que então não podemos escrever nossas próprias sabedorias e experiências? Quer um exemplo? Este texto já é um ótimo exemplo! Tudo que é escrito aqui vem da mente. Só a mente sabe escrever com emoção. Quando se usa a mente para escrever, o resultado sai bem melhor. De poesisas, você passa a escrever lições de vida. Por que não colocar isso num livro? Por que não passar nossas experiências aos outros ou simplesmente escrevê-las e deixar que algum dia alguém encontre um "bolo" com muitas páginas e resolva ler?
Podemos obter sabedoria usando uma técnica simples e objetiva:
"Viva e observe a vida!"

Nenhum comentário: